Escrita Fiscal Digital
O APLWeb já gera a escrita fiscal com a apuração de impostos como: ICMS, IPI, PIS e COFINS. Obedecendo os critérios determinados para cada regime tributário da empresa. O módulo EFD é responsável também pela geração das informações contábeis para o SPED Contábil. Com a tela de nota fiscal de entrada, também traz alguns campos para que seja possível o usuário entrar com essa informação que já vem conforme o parâmetro no modulo EFD.
Nas do cabeçalho temos Natureza da operação e chave quando a empresa é Lucro presumido, caso seja lucro real ainda será mostrado os campos CST e Aliquota do PIS e COFINS. Esses campos são previamente informados na tela de parametro para facilitar a operação, pois eles serão os valores padrões gerados na nota. No caso dos itens os campos novos CFOP, CST do ICMS e CST, também assumem os valores padrões informados na tela de parâmetro.
Com base nas CFOPs o APLWeb gera ainda a contabilidade referente as notas de entrada e saída, deixando assim também pronto o ECD Escrituração Contábil Digital conhecido ainda por SPED Contábil. Da mesma forma que o arquivo EFD o arquivo ECD também é gerado direto no layout padrão do SPED e basta importar para o PVA e enviar para a SEFAZ.
O APLWeb já gera em um arquivo no formato conhecido pelo próprio PVA. E nesse arquivo já vai todas as notas de entrada e saída com as informações devidamente preenchidas pronto para o contador validar e enviar pelo sistema da SEFAZ, diminuindo dessa forma um retrabalho de digitação de algumas informações nas notas fiscais de entrada.
Como informa na propria tela, nesse processo é feita a apuração dos impostos como: ICMS, IPI, PIS e COFINS. Obedecendo os critérios determinados para cada regime tributário da empresa. Para isso é necessário tanto habilitar o módulo EFD do APLWeb e na administração dos parâmetros informar alguns dados necessários.